quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LOGÍSTICA DE RECEBIMENTO DE CARVÃO NA GERDAU AÇOMINAS - TRANSPORTE MARÍTIMO DE CARVÃO

Atualmente, todo o carvão adquirido pela Gerdau Açominas é importado. No passado já foi utilizado o Carvão Nacional produzido em Santa Catarina.
O carvão mineral  é transportado do país de origem até o Brasil por navios. Esses navios variam de tamanho e capacidade e são classificados da seguinte forma:
·        Navio Panamax: São Navios com capacidade de transportar de 65 a 70 mil ton. Métricas de carvão.
·        Navio Cape Size: São Navios com capacidade de transportar de 135 a 150 ton. Métricas de carvão.
·        Handy Size: São navios com capacidade de transportar até 25 mil ton. Métricas de carvão.

LOGÍSTICA DE RECEBIMENTO DE CARVÃO NA GERDAU AÇOMINAS
O mais utilizado no meio siderúrgico Nacional é o Panamax devido a sua capacidade, profundidade de “calado”, parte submersa do Navio, e facilidade de conjugação de cargas.
Este tipo de Navio possui de 6 a 7 porões com capacidade aproximada de 10 mil ton. cada.

PROCEDIMENTOS PRELIMINARES PARA O CARREGAMENTO DO NAVIO
O fornecedor informa ao cliente quando o carvão estará disponível no porto de embarque.
O cliente informa ao Armador, (empresa contratante do Navio), a data em que se quer carregar o navio.
O Armador contrata o navio e o disponibiliza no Porto de Embarque, passando ETA (Estimated Time of Arrival) de carga.
Após o navio ter sido carregado, o armador passa ao cliente, o plano de carga do navio, com a distribuição de porões, quantidade total carregada e o ETA no porto de descarga.
  
DESCARGA NO PORTO DE PRAIA MOLE.
As instalações são constituídas de 01 Pier com 730 mts. De cais acostável que permite a atracação de 02 Navios com possibilidade de descarga simultânea. Possui 04 descarregadores de Navios operados por “Grab’s”.
O carvão é transportado dos silos dos descarregadores até o pátio de carvão por intermédio de correias transportadoras.
O pátio de carvão da CVRD tem uma capacidade de estocagem de 1.000.000 milhão de ton. São 04 pátios ( A, B, C e D), contendo 02 empilhadeiras e 02 desempilhadeiras .
As desempilhadeiras retiram o carvão dos pátios, levando através de correias transportadoras até a estação de carregamento de vagões.
Eventualmente a Gerdau Açominas descarrega carvão no Porto de Sepetiba, em Santa Cruz, Rio de Janeiro. Este é um Porto privado de propriedade da CST.  O procedimento de descarga é semelhante ao da CVRD  porém, o transporte ferroviário é realizado pela MRS, onde os vagões são maiores e só podem ser descarregados no Virador de vagões 2, onde se vira o minério. A operação de descarga é mais lenta.

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